quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Vamos ser felizes?

Há muitos clichês por aí alardeando receitas de felicidade, não é mesmo? Eu me divirto horrores quando leio ou sou obrigada a ver propagandas com mensagens como: "perca peso e seja feliz", "use esse batom e conquiste o Malvino Salvador", "coma essa margarina com pão e morra de felicidade", "abra conta nesse banco e seja feliz", "dirija esse carro e atropele a infelicidade", "vá à essa igreja e ganhe felicidade"... e assim vai por aí afora!

Bom, embora seja divertido atestar a futilidade de certas mensagens, clichê também seria fingir que alguns itens da interminável lista de receitas não sejam importantes. Manter o peso numa medida adequada, usar um batom legal, ter uma conta num banco que não desapareça com seu dinheiro ou dirigir um bom carro são, indiscutivelmente, receitas primárias de satisfação pessoal, e ninguém em sã consciência pode negar isso. Mas, não sei por que, me recuso a admitir que não haja... algo mais!

Daí, há alguns anos, seguindo um hábito, anotei "20 Dicas para ser Feliz", e não me lembro a fonte (mas que fique claro que elas não são ideia minha!). Aliás, acho que todo mundo já leu algo parecido em algum lugar. Mas minha intenção é fazer alguns breves comentários sobre elas, porque me parece que ser feliz tem muita coisa a ver não com o que se perde, se ganha ou se acumula. Penso que felicidade tem algo a ver com o que se partilha e com o que se pensa!

Primeiro vou citar as 20 Dicas, e então, no decorrer dos posts, vou tentar discorrer sobre cada uma delas:
  1. Elogie pelo menos três pessoas por dia;
  2. Tenha um aperto de mãos firme;
  3. Olhe as pessoas nos olhos;
  4. Cante no chuveiro;
  5. Gaste menos do que ganha;
  6. Saiba perdoar a si mesmo e aos outros;
  7. Devolva tudo o que tomar emprestado;
  8. Trate a todos como gostaria de ser tratado;
  9. Faça um novo amigo a cada dia;
  10. Saiba guardar segredos;
  11. Compartilhe só alegria;
  12. Sorria – não custa nada;
  13. Peça sabedoria e coragem, nunca coisas;
  14. Dê às pessoas uma segunda chance;
  15. Tome decisões só quando estiver tranqüilo;
  16. Ofereça o melhor de si no trabalho;
  17. Distribua esperança para todos;
  18. Desenvolva um autocontrole saudável;
  19. Seja bondoso sempre;
  20. Manifeste sua experiência espiritual.
Tomara que o negócio fique bom!

Um comentário:

  1. Eu adoraria ver as pessoas criando PLANOS reais pra obter resultados. Todo mundo olha essas listas, acha legal e não mexe um dedo pra fazer o que diz nelas. As pessoas não procuram soluções pros seus problemas e, quando acham por acaso, não executam as ações necessárias. Vamos FAZER ou só achar legal?

    ResponderExcluir