domingo, 12 de fevereiro de 2012

20 dicas para ser feliz: a arte de apertar mãos


Ao pensar no título para esse post, fiquei com vontade de dar risada. E eu ri, lógico. A pior coisa que pode acontecer a uma pessoa é ela sentir vontade de fazer algo e não se dar a chance de fazê-lo. Rir, por exemplo, é um desses algos. Quanto mais proibido é dar risada, mais risadas brotam dentro da gente. Fala a verdade! Mas há algumas pessoas que pensam que sorrir é anátema, que a morte eterna é o primeiro castigo que enfrentarão se sorrirem pra alguém ou de alguma coisa. Um "affu" total.


Tá, mas o texto de hoje não é sobre quem ri ou não ri. É sobre o aperto de mãos. E como eu estava falando a princípio, dei risada ao pensar no título. Por que? Ah, eu ri porque pensei: "será possível que uma pessoa pode realmente ser feliz no simples ato de apertar a mão de outra?" E agora estou pensando numa resposta. E a resposta é o post!


De revistas e quadrinhos a livros e tratados, a gente pode dizer que tem muito material por aí falando sobre a importância de um bom aperto de mãos. Eu mesma, ao fazer a pesquisa para essa postagem, achei milhares de textos muito bem escritos sobre o assunto. No final, faço a sugestão de todos eles.


No blog do gaúcho Janio, por exemplo, descobri que o aperto de mãos tem origem nas guerras. As pessoas apertavam as mãos umas das outras em busca de armas ou punhais escondidos sob a manga da roupa, uma vez que existia uma enormíssima possibilidade de você perder um pedaço de si mesmo ou, por causa de um furo aparentemente inofensivo, feito num lugar estratégico, verter sangue até morrer vazio. Afinal, biblicamente, "a vida está no sangue". Por outro lado, ao apertar a mão de alguém, era como você estar dizendo pra pessoa: "Olha que interessante: não estou armado, não vou te matar!" Assim, pode-se dizer que cumprimentar alguém com um cruzamento de mãos significava que você queria paz, e não guerra. Opa! Naquela época, andava saltitando quem conseguia sair de um encontro com alguém sem perder a vida. Né?


A gente pode dizer que o aperto de mãos é uma das expressões culturais mais aceitas em todo o mundo, pelo simples motivo de expressar que você veio com a bandeira branca levantada, e não o contrário! Afinal, a gente vive num mundo que é uma guerra, não é mesmo? Você, homem ou mulher, que levanta cedo e vai enfrentar 8, 12 horas de trabalho, não está saindo à brincadeira. É só você parar pra pensar naquele cliente que te tratou mal ao telefone, e com quem vai precisar se encontrar hoje para fechar um contrato. O que queria era realmente ter um punhal escondido sob a manga, mas ao fechar o contrato, tudo o que você fará será apertar a mão do dito-cujo, sorrir para ele e pensar: "Puxa, ganhei meu sustento por hoje, e não precisei matar ninguém para isso!"


A gente pode dizer também que receber um aperto de mãos firme, acompanhado de uma boa olhada nos olhos, corresponde a acionar um botãozinho que todo mundo possui, mesmo que não perceba, e que tem vários nomes: "Opa!", "Taí um cara confiável", "Encontrei uma mulher que tem palavra", "Me apaixonei", "Fechou", "Tamo junto", e assim vai por aí afora...


Nas relações corporativas, uma conversa iniciada sem aperto de mãos entre as partes é automaticamente considerada perigosa e infrutífera. Você, que se recusa a tocar a mão de outra pessoa na sala de reuniões ou, se dá, nem aperta, já perdeu milhares de pontos. Por que? Porque, às vezes, um aperto de mãos vale mais que mil palavras! Simples assim. Eu, pessoalmente, tenho péssima impressão do homem que aperta minha mão como se eu tivesse uma doença transmissível. Minha opinião sobre ele, numa escala de 0 a 10, vai do 5 para o 0,5 (é sempre bom a gente dar 1/2 oportunidade de a outra pessoa corrigir seu aperto de mãos. Vai que ela lê uns blogs falando sobre isso e aprende, né?)


A dica para ser feliz de hoje é: "Tenha um aperto de mãos firme". Nem preciso discorrer sobre mais nada. Vai soar redundante, eu não estou aqui pra ficar me repetindo!


Seguem os links para os blogs onde aprendi bastante:
1) http://janio.sarmento.org/significados-do-aperto-de-mao/
2) http://administrando.net/quando-um-aperto-de-mao-vale-mais-do-que-10-palavras/
3) http://papodehomem.com.br/guia-prtico-do-aperto-de-mo/

P.S.: Você não vai ser feliz se acreditar piamente num aperto de mãos dado entre políticos. Fica a dica! =======================>>

3 comentários:

  1. KKKKK... "vai quem "essa pessoa" leu seu blog? A 1/2 oportunidade foi dada, né amiga! Qualquer coisa corre pro "abraço"... e quebra logo esse gelo!!! rsrs

    ResponderExcluir
  2. É... O abraço é uma outra saída, Sandy! Ninguém pode negar...

    ResponderExcluir
  3. Meu pai sempre disse isso, você conhece a pessoa por seu aperto de mão, e um aperto de mão confiável é a base para um bom negócio

    ResponderExcluir