sábado, 25 de fevereiro de 2012

20 dicas para ser feliz: olhe nos olhos

Só posso dizer uma coisa, pra começar o post de hoje: o seu olhar tem PODER!


Li um artigo publicado em 2007 pela BBC do Brasil, intitulado "Olhar nos olhos torna pessoa mais atraente". Aconteceu assim: centenas de pessoas submeteram-se a testes realizados pelos cientistas do Laboratório de Pesquisas Faciais da Universidade de Aberdeen, na Escócia. Com base nesses testes, descobriu-se que "as pessoas gostam de rostos com um olhar direto mais do que aqueles que desviam o olhar". O chefe da equipe de pesquisadores, Ben Jones, completa: "Ou seja, as pessoas gostam de ser vistas e acham isso atraente". E para ele, todo mundo tem conhecimento de que "se você sorri e mantém contato visual, torna-se mais atraente". Hummm...


Também estive lendo um de meus blogs favoritos, o "Não Dois, Não Um", escrito por Gustavo Gitti. Num post datado de 2006, o autor faz uma mágica indescritível com as palavras quando define o olhar. Para ele, "amar é conhecer a cor do olhar", e para embasar o título do post, cita um pensamento de Juliana Gebrim, que é assim: "Amar é conhecer a cor do olhar, e saber o olhar de cor. Ama-se também com o olhar, e não somente com os sentimentos - embora se pudesse dizer que também o olhar é um sentimento". Há muitas outras pérolas inseridas no texto, tais como: "Sorrir olhando nos olhos é ter prazer de dentro do outro", e ele termina o post citando a epígrafe do livro "Ensaio Sobre a Cegueira", de José Saramago: Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. Se podes reparar, contempla. Se contemplas, enlaça. Se enlaças, penetra. Se podes penetrar, ama.

Mas agora, abandonando o tom romântico, eu posso falar daquele único olhar que a tua mãe ou o teu pai já te endereçou, exatamente naquele momento em que a paciência deles estava no fim do fim, e o próximo passo seria te dar um catiripapo acompanhado de um bom grito. Lembra? Eu lembro, porque fui criança, e sei como crianças podem ser persuasivas quando querem, e como isso irrita os pais. E, pensando bem, bons tempos aqueles em que com um simples olhar você tremia na base e decidia caçar outra coisa pra fazer a não ser atezanar teus pais.

Ainda num tom meio violento, posso falar de quando encarava o fundo dos olhos do advogado recém-formado, sem a menor noção do ofício de registro civil, que chegava ao Cartório e queria, com toda a jactância própria de alguns operadores do Direito, me explicar como fazer meu próprio trabalho... Todos eles sabiam quando parar quando falavam comigo, assim como eu sabia a hora de parar de falar com meu chefe. Bem simples.

E pra terminar, posso falar do olhar que você ensaiou no espelho e acabou conseguindo fazer, para conquistar o homem/mulher da tua vida. Sabia que a antropóloga americana Helen Fischer, em dueto com o etólogo Irenaus Eibl-Eibesfeldt, descobriram que, ao paquerar, a mulher assume um olhar e uma postura semelhantes à do gambá na mesma situação? Sim! É o que você chama de "olhar recatado": cabeça baixa e olhos para cima. E os homens, com seu jeitinho todo peculiar de estufar o peito para parecerem mais altos e, assim, dar pra gente a impressão de serem superiores, não fazem nada mais do que imitar os gestos encontrados nos bacalhaus, cobras, rãs e sapos! Aham!
Eu acho tudo muito engraçado.
E cansei de escrever. Use seu olhar, amigo. Não só pra enfeitiçar as pessoas. Use-os para ler também!

3 comentários:

  1. Oi Vivi,

    Minha amiga super culta e inteligente!
    É isso mesmo, daí surgem tais expressões como;

    Quem não entendeu um olhar, tão pouco entenderá uma grande explicação.

    Dizem que um olhar, vale mais que mil palavras.

    E tantas outras.
    Adorei a forma que mesmo embasado em artigos e fatos, conseguiu descontraidamente levar o post.

    Beijos da Ori.

    ResponderExcluir
  2. Eu costumava fazer uma experiência na faculdade, quando ia atravessar na faixa elevada: ou atravessava sem olhar ou olhava nos olhos de quem estava dirigindo.
    Quando não olhava, normalmente era quase atropelada ou tinha que para no meio do caminho senão a pessoa me atropelava. Mas se eu olhava nos olhos, o motorista parava na hora e ainda acenava com a cabeça!
    O olhar realmente tem um poder inexprimível
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aham, como sempre, sempre aprendo alguma coisa nova em suas considerações literárias "Mocinha da História".Acho chic olhar nos olhos e estou me exercitando na arte, porque sempre fui um tanto tímida, sabe como éh? Olhar nos olhos também impõe e intimida, olhar nos olhos te mostra, além de que, se vê! Combinadíssimo: Com óculos ou sem eles, vou Olhar e Ler mais.Votei na categoria Fantástico, por que é assim que é o post.
    Beijosssssss.

    ResponderExcluir